Arredores de Cuzco : Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay

Meu quarto no Royal Inka II - Cuzco

Meu quarto no Royal Inka II – Cuzco

Naquela noite saí para jantar e ver a movimentação ao redor da Plaza de Armas (Praça Central) vendo algumas lojas e os camelôs vendendo de tudo aos turistas. Jantei uma pizza e pedi a coca-cola, de sempre.

Ao pedir o refrigerante eu avisei a garçonete que queria o refrigerante “gelado” e não à temperatura local como comumente é servido.

Isso gerou um desacerto de entendimento pois em espanhol “gelado”, significa sorvete e ela voltou espantada para confirmar se eu queria mesmo um sorvete junto com a pizza, o que respondi que não, obviamente.

Então pedi um copo com pedras de gelo e ela me perguntou, já que nos havíamos entendido quanto ao gelo : – “Uno vaso?”

Aí eu pedi sua caneta e desenhei um copo com pedras de gelo e ela riu e respondeu :

-“Un vaso com hielo!” e eu concordei esperando que ela não trouxesse algo mais estranho que um sorvete com pizza.

Passei mal a noite, pois havia ficado muito tempo sem me alimentar e isso sempre me ocasiona distúrbios estomacais . Tomei uma pílula de carvão e fui dormir.

Pela manhã o guia Álvaro já me esperava para visitarmos novos sítios arqueológicos, em busca de mais energia.

Seguimos para Sacsayhuaman, onde já havíamos passado no dia anterior, de longe, pela estrada de volta de Pisac.

Planta de Sacsayhuaman

Planta de Sacsayhuaman

Talvez quem tenha ido ao Egito tenha tido a mesma sensação que eu: – “Como é possível?”

Pedras com mais de 4m²

Pedras com mais de 4m²

E os encaixes, perfeitos sem nenhum preenchimento para completar os ângulos . Subi em direção a torre onde vivia o INKA.

Em cada estágio da construção há uma porta para o seguinte:

Portal para outro nível

Portal para outro nível

Deitei no centro e senti o calor do sol batendo no meu corpo. Nesse momento tive a sensação de medo, pavor como se fosse ao final de uma batalha e vi uma mulher com roupas coloridas correndo torre acima.

Base da Torre

Base da Torre

Diferentemente do que havia sentido na praça, em frente da construção, que foi de alegria.

Sacsayhaman

Sacsayhaman

Saindo de lá seguimos para Qenqo, uma pedra imensa que lembra, vagamente o cérebro humano e com diversos entalhes feitos pelos incas, ou entalhes naturais, o que em alguns casos não soube distinguir.

Qenco

Qenqo

Existe um anfiteatro com uma pedra lisa, em frente que se parece com uma tela ou uma portal inter-temporal.

Anfiteatro

Anfiteatro

Local de sacrifícios humanos :

Altar de sacrifícios humanos

Altar de sacrifícios humanos

Altar de sacrifícios

Altar de sacrifícios

Locais onde passavam o sangue colhido e dependendo de para onde corria definia o próximo ano, ou como descrevo a seguir a conexão do portal:

Definição do próximo anos

Definição do próximo anos

Lá eu senti a energia de pessoas chegando para uma festividade religiosa, o portal de energia e no topo senti a praça cheia de incas em frente ao portal elevando suas mãos para conectar a pedra com o céu. Senti também que dependendo do resultado, o sacrifício, indicava se haveria conexão com o portal.

Com todas as sensações sentidas não saberia distinguir o que era verdadeiro ou simples desejo de que fosse uma visão .

Terminada a visita seguimos para Tambomachay, ou Banho do INKA:

Tambomachay, Banho do INKA

Tambomachay, Banho do INKA

Fui novamente levado a procurar os locais de energia. Logo se vê a mostra dos três níveis espirituais que os incas acreditavam. o mais alto o do Condor e abaixo o Puma e o Consor.

Fiz a saudação à água, mergulhando três vezes a cabeça e pedindo a cada um, Condor, Puma e Serpente que me permitissem visualizar a energia do local.

Bebi três goles de água, um para cada nível pedindo permissão para subir onde ficavam algumas imagens ou múmias de alto conhecimento, já retiradas.

Existem duas portas para chegar ao topo e foi na segunda onde tive, conscientemente, uma energia tão forte que houve uma explosão de cores, locais.

O azul do céu, o branco das nuvens, o verde do mato ao redor e os tons de marrom ficaram extremamente vivos. Além disso uma barulhenta brincadeira de crianças falando e rindo. Quanto tempo durou, não sei. Talvez um décimo de segundo mas, na minha percepção uns 2 ou 3 minutos.

Voltamos para Cuzco com essa sensação dentro de mim. Chegando lá procuramos um restaurante vegetariano e depois fomos a pé para uma visita a Catedral na praça de Armas.

Pela foto vê-se o que foi a destruição dos templos incas para a construção de casas e igrejas espanholas e o ouro e a prata do povo inca usado para ornar deuses que não eram deles.

Altar principal da Catedral de Cuzco

Altar principal da Catedral de Cuzco

A seguir : A pérola da coroa -> Machu Picchu

 

2 thoughts on “Arredores de Cuzco : Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay

Leave a comment