Auxiliar de vendas, como entrei e por que saí

Iniciando na Reserva - Plaza Shopping Niterói

Em outubro deste ano a rede de lojas de roupas masculinas Reserva, num ato de ousadia abriu vaga para maiores de 60 anos, ou “seleção sub-70” como chamo. Num ato de ousadia eu mandei me currículo e foi escolhido, após uma entrevista em grupo. Eram 4 vagas e a minha como moro em São Gonçalo/RJ ficou no Plaza Shopping de Niterói.

A ideia do projeto é formidável e recomendo sua continuação mas, no meu caso específico, uma contusão na lombar aparentemente curada, com o trabalho reapareceu de forma fulminante e muito dolorosa.

O universo interno, de funcionamento de uma loja do padrão da Reserva foi totalmente inusitado para mim acostumado que estava com empresas metalúrgicas, mineradoras, etc. Embora todas visem o lucro a forma de lidar com esse fim foi uma descoberta muito interessante.

Começamos com as metas que cada vendedor tem de fazer, que são ditadas mês a mês, que tem que fazer cumprir a meta da loja junto à empresa. Geralmente são bastante ambiciosas o que gera uma pressão sobre todos, até que se cumpra a meta do mês.

Entra em cena o papel do vendedor versus o site na internet. Nem sempre o que tem na internet tem na loja e muitas pessoas, que não entendem de e-commerce ficam danadas por não encontrarem o produto, como se tudo que tem no site da Americanas.com você encontrasse nas lojas. Vi clientes chegarem com a foto do produto que constava no site e a loja não tinha, causando vários problemas tanto para o consumidor, quanto para o vendedor. Explico :

Como existem vários vendedores faz-se, diariamente, uma ordem de atendimento, assim o primeiro cliente a entrar na loja é atendido pelo primeiro vendedor na lista e não adianta você dizer que foi só dar uma olhada, se ele não vender nada, cai para a última posição. Se você entrar na loja de produtos masculinos, como a Reserva, e perguntar se tem vestido, o vendedor que te atender vai cair para último. Isso gera aquela insistência em -“não quer ver uma camisa para o namorado ou marido?” – que .algumas vezes nos chateiam.

Após aprender esse funcionamento fui para o cérebro da loja. Chamo de cérebro por ser onde ficam as informações e os produtos a serem vendidos: o estoque, que vou comentar mais tarde.

Voltando ao Auxiliar de vendas ele é responsável por dar suporte ao vendedor, dobrar e retornar com os produtos para o estoquista, ajudar o estoquista a colocar os produtos nos locais corretos, fazer embrulhos, manter a loja abastecida de sacolas e papeis de presente, oferecer água e café aos clientes e outros trabalhos de suporte, e foi isso para o que fui contratado.

Minha maior dificuldade foi  ficar seis horas de pé ou subindo e descendo as escadas. Os primeiros quinze dias chegava sem sentir meus pés, em casa, pensando no que havia me metido. A segunda maior dificuldade foi dobrar camisas de mangas compridas e camisas regatas. Não acertava uma, sequer. Adotei uma prática : pegava para mim as malhas e as polos e deixava para os outros dobrarem as demais.

Comecei também, orientado pelo Gerente, a ser como um anfitrião da loja, quando via que as coisas estavam difíceis para o vendedor ou ele tinha que se ausentar para pegar mais produtos, lá estava eu com um copo d’água ou um cafezinho. Isso fazia a espera ser minimizada e/ou dava mais tempo ao vendedor para oferecer outras alternativas.

A Reserva também oferece cerveja aos cliente e houve um caso engraçado :

Um cliente, que havia bebido mais de uma cerveja servidas por mim, ao finalizar sua compra disse, quando eu passava pelo balcão:

-“Araken, eu entrei aqui só para dar uma olhada e eu só comprei porque você me deu c-e-r-v-e-j-a!”-

Continua no próximo post.

1 thought on “Auxiliar de vendas, como entrei e por que saí

Leave a comment